sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A Concertina Na Música Pomerana



















O nome “Concertina” segundo o dicionário, tem duas denominações distintas, um como instrumento musical e outra para uma espécie de cercado com arame farpado.

No nosso caso quero fazer uma referência da Concertina como instrumento musical, que segundo registros históricos teve origem na Alemanha, há mais ou menos dois séculos e meio. A Concertina é uma espécie de acordeão diatônico, ao abrirmos o fole e pressionarmos uma determinada tecla uma nota soa, e quando fechamos o fole esta mesma tecla soa outra nota, e para complicar ainda mais a ordem das teclas não segue um padrão como: Dó, Ré Mi...

Existem poucos músicos que tocam esse instrumento devido a sua complexidade e das teclas não seguir um padrão de escalas.

Mas, é aqui no Espírito Santo, que esse instrumento se encontra em maior abundância e usualidade musical.

É largamente utilizada nas festas de casamento e festejos folclóricos entre os descendentes de famílias pomeranas que vieram da extinta Pomerânia.

O som da Concertina é inconfundível e "único," porém, existe outro instrumento cuja a caixa de ressonância se parece idêntica , o Bandoneón. Instrumento que sucedeu mais tarde a Concertina, com maior quantidade de teclas, escala diferente ao da concertina e uma sonoridade e timbre um pouco diferente da Concertina.

Mas por incrível que pareça, este instrumento não teve aceitação entre as famílias de descendentes pomeranas aqui no Espírito Santo.

Segundo os relatos de algumas pessoas, esta rejeição do Bandoneón estaria ligada a falta de métodos de aprendizagem, já que esta se dava de forma hierárquica onde o pai ensinava o filho mais novo e assim sucessivamente até os dias de hoje. Mas o que fazer com aqueles Bandoneóns?

Como também haviam músicos, artesãos, carpinteiros, marcineiros e ferreiros entre os pomeranos. Logo deram um jeitinho de converter o Bandoneón por meio de ajustes e afinações. Nos lugares onde haviam as teclas que foram eliminadas, foram preenchidas com um enchimento de madeira, e a escala do teclado foi colocado da mesma forma como era o da Concertina. E assim se dava um serviço perfeito, e todos ficavam satisfeitos.

Porém numa visita ao Sul do Brasil, constatei que lá a maioria desconhecia o instrumento “Concertina” e ali o que eles usavam e conheciam era o Bandoneón.

Com isso podemos afirmar que a Concertina talvez seja uma exclusividade dos povos pomeranos somente aqui do Espírito Santo.

Como ocorre com outros instrumentos musicais a Concertina varia seu preço pelo tamanho e qualidade do timbre, sonoridade e aspectos físicos. Podendo variar entre R$ 2.500,00 até 15.000,00.

Atualmente existem os chamados Concursos de Tocadores de Concertina no Espírito Santo que acontecem regularmente em municípios alternados. Onde também participam outros descendentes como os italianos, alemães etc. Nesses encontros o objetivo é de preservar e valorizar esse precioso instrumento de fole, que é a tradicional Concertina trazida pelos imigrantes europeus pomeranos.

Neste site você também pode baixar as músicas tocados com a Concertina, que se encontram numa pasta compactada em formato MP3. Ao clicar em downlood vai abrir outra página que é MEGAUPLOUAD. Alí vai abrir uma janelinha onde você deverá inserir algumas letras e siga as intruções, geralmente pede para esperar em torno de 40 segundos ou mais, e aí ,basta escolher o diretório onde deseja salvar, e esperar até que o downlood concluir para depois descompactar e abrir.

Caso tenham alguma dificuldade para fazer o downlood, basta ler atentamente, e seguir as orientações do MEGAUPLOUAD.

Lembrando que todos os arquivos aqui hospedados estão protegidos pelos melhores anti-vírus do mundo, sendo assim esses arquivos são 100% seguros.


CD de Germano Grünewald

2008


Faça o Download aqui


CD de Gilmar Vieira da Silva

2005


Faça o Downlood aqui


CD Raimundo Eggert

2006

Faça o Downlood aqui


CD Elcina & Hilário

2008

Faça o Downlood aqui

CD Ponatinho

Faça o Downlood aqui

CD Ponatinho Vol 2

Faça o Downlood aqui

CD Augusto Meneghini
Faça o Downlood aqui

CD Irmãos Kieffer
Faça o Downlood aqui

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei o trabalho!

Unknown disse...

Pq não consigo fazer os dowload dos cd's?

 
© 2007 Template feito por Templates para Você